8 de setembro de 2014

Cores e formas em harmonia

Nara B. Sirotsky faz primeira exposição individual de suas pinturas e colagens
na Gravura Galeria de Arte

A próxima exposição da Gravura Galeria destaca o trabalho de pinturas e colagens da artista plástica Nara B. Sirotsky. A mostra abre no dia 10 de setembro, quarta-feira, com vernissage para convidados, e fica em cartaz até 7 de outubro, de segunda a sexta, das 9h30 às 18h30, e sábados, das 9h30 às 13h30.
Suas obras se caracterizam pelo uso de linhas e pela variedade da palheta de cores. Trabalhando sobre tela e papel, Nara não abre mão da colagem, seja como parte do suporte ou como elemento principal de sua pintura.
Natural de Passo Fundo, Nara reside e trabalha em Porto Alegre. Graduou-se em Psicologia, em 1976, na Pontifícia Universidade Católica – PUCRS, exercendo a profissão durante algum tempo.
O interesse pela arte sempre a acompanhou e, em 1998, começou a trabalhar com pintura em porcelana, fundando o MN Studio, em parceria com a psicóloga Moema Kunzler. Em 2002, estudou pintura com Vera Wildner e, nos dois anos seguintes, participou, na PUCRS, de cursos de Arte e História Contemporânea ministrados pelas professoras Tânia Bian e Claudia Musa Fay.
Em 2004, ingressou no Atelier Clara Pechansky, para estudar desenho e também pintura, onde segue aperfeiçoando seu trabalho sobre papel e tela. A exposição na Gravura Galeria é sua primeira mostra individual.
"Há anos convivo com a obra de Nara. Seus quadros sempre remeteram a Rauschenberg, Albers e Rothko, com cores muito altas e saturadas. No início eram linhas verticais,  que aos poucos foram se tranquilizando, criando paisagens horizontais que convidam à contemplação. Nesta sua primeira mostra individual, Nara revela duas facetas: a colorista que consegue domar a cor e a colecionista que deixa a imaginação viajar pelos grandes mestres. Só que ela não se contenta com simplesmente citá-los: interfere nas colagens, utilizando materiais como pastel, grafite e acrílico, fazendo sua própria e muito peculiar releitura da história", comenta Clara Pechansky curadora da mostra. A ambientação é do arquiteto Zeca Amaral.
Serviço
Exposição de Nara B. Sirotsky, pinturas e colagens
Abertura: 10 de setembro de 2014, quarta-feira, as 20h
Visitação: até 7 de outubro de 2014, de segunda a sexta, das 9h30 às 18h30, e sábados, das 9h30 às 13h30.
Realização: Gravura Galeria de Arte
Endereço: Rua Corte Real , 647 | Petrópolis | Porto Alegre

Fone: (51) 3333-1946