18 de abril de 2016

Escola CEJUQUINHA homenageou artista plástico com a inauguração da sala “Atelier de Artes Claudio Cupertino” no Foro Central


Em 2015, o artista plástico Claudio Cupertino ministrou oficina de artes para as crianças da Associação de Educação Infantil CEJUQUINHA – escola que recebe crianças de 3 meses a 6 anos, filhos de profissionais do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul. A oficina gerou uma exposição de artes dos alunos, que teve grande repercussão na escola, com pais e familiares. A escola que ocupa 3 andares dentro do Foro Central de Porto Alegre, uma das salas do prédio foi reformada para receber um espaço artístico e cultural, e o currículo escolar teve incrementos estimulando a arte entre as crianças depois desta ação.
Na última quinta-feira, dia 14 de abril, às 15h, aconteceu a inauguração desta nova sala. Por iniciativa da Diretora da Escola, Andréia Atti Simões e da Coordenadora, Caren Campão Fraga, o artista plástico Claudio Cupertino foi homenageado em uma cerimônia lúdica que contou com a presença e participação das crianças e foi conduzida pela presidente do CEJUS e da CEJUQUINHA, Maria Beatriz Rodrigues Machado, que, descerrou a placa da sala nomeada “Atelier de Artes Claudio Cupertino”. Após a cerimônia, um coquetel com alimentos adequados às crianças festejou esta iniciativa em nome das artes e comemorou a inauguração da sala.
Para Claudio Cupertino, que ficou emocionado; o convite é uma honra, um orgulho e uma conquista. Quantos artistas tem a chance dessas em vida? É raro o artista ser homenageado vivo, principalmente nas artes plásticas. O convite é o resultado de 16 anos de dedicação e trabalho com as mãos na arte. Ser convidado para ter o seu nome em uma sala de arte, dentro de uma escola, inspirando e incentivando crianças, é um grande Mérito para mim. Será eterno. – explica Cupertino.
Durante a cerimônia de inauguração, que contou com a presença do diretor do Foro Central de Porto Alegre, Amadeo Buttelli, e Lou Borghetti, coordenadora de Arte Visuais da cidade de Porto Alegre,  Cupertino doou uma obra, para a sala Atelier de Artes Claudio Cupertino.