17 de março de 2015

Designer de joias paulista chega em Porto Alegre e convida para palestra sobre História da Joalheria

         A designer de joias paulista Isabella Blanco, conhecida por garimpar peças antigas pelo mundo afora e transformá-las em joias com pegada contemporânea, chega a Porto Alegre através de Ilana Baum, profissional gaúcha que há 15 anos trabalha no semento de luxo, e que passa, a partir de agora, a representar com exclusividade o trabalho de Isabella  para o mercado do Sul.
         Durante coquetel no dia 18 de março, a partir das 18h, no hotel Laghetto Viverone Moinhos, Isabella convida para a apresentação de seu trabalho e para a palestra 100 ANOS DE JOALHERIA – DO VITORIANO AO ART DÉCO. Nesta palestra de 40 minutos, a designer fala sobre a moda e as peças criadas entre os períodos Vitoriano e o Art Déco, sempre em alta no meio dos colecionadores de joias de época. A idéia é traduzir os modismos, costumes e tradições de cada época, fazendo paralelos e contrapontos com a moda de hoje, além de decifrar as influências do passado no contexto contemporâneo.

Coquetel e Palestra Isabella Blanco
Data: 18 de março de 2015
Horario: das 18h às 21h
Local: Laghetto Viverone Moinhos, Rua Doutor Vale, 579, Moinhos de Vento
Estacionamento com manobrista

Peças antigas são a “alma”
do trabalho de designer Isabella Blanco

Brincos feitos com fivelas art déco e pingentes criados a partir de antigos fragmentos de marfim fazem parte das criações da jornalista especializada em antiguidades, Isabella Blanco, que há 6 anos lançou sua grife de “Joias com História”

Joias criadas a partir de elementos do passado formam a filosofia do trabalho da designer Isabella Blanco, jornalista especializada em colecionismo e antiguidades, idealizadora da revista Retrô, a primeira do setor na América Latina, publicada entre 2005 e 2007.

A paixão da jornalista por joias antigas vem desde a adolescência, quando começou a desenhar suas próprias peças e a colecionar peças de época. Nos anos 1980, cursou “Design de Joias” como hobby  na Escola Nova, do joalheiro e artista plástico Ricardo Mattar, e não parou mais de desenhar e executar para uso pessoal.

A especialização em História da Arte e o gosto pela pesquisa fizeram com que Isabella transportasse para suas criações a influência da joalheria e da moda do século XIX, início do XX, seus períodos preferidos. Portanto, cada jóia de sua lavra apresenta sempre um componente destas épocas, seja na forma, seja nos elementos em si, muitas vezes o partido inicial das joias. “É a maneira que encontrei de trazer para o presente alguns retalhos da moda do passado, mas com uma roupagem atual e fácil de usar”, explica a designer, que transformou  fivelas de esmalte – que adornavam as cinturas delicadas nos períodos art nouveau e art deco - em arrojados brincos e colares.

De cabeças de coral
à fivelas de esmalte

A principal fonte de garimpo para compor as joias são as feiras e antiquários que a designer visita na Europa e nos Estados Unidos, onde vive boa parte do  ano.  De posse dos pequenos tesouros, inicia-se o processo criativo e a transformação dos mesmos em brincos, colares, pingentes, pulseiras e anéis.

Cada peça apresenta design exclusivo e é  feita artesanamente por ourives brasileiros. Os materiais variam: desde metal esmaltado, bakelite e celuloide, marfim (fragmentos de esculturas, pequenas cabeças, animais mitológicos etc.), entalhe de pedras como ônix, lápis lázuli, olho de tigre,coral e turquesa; botões vitorianos ou de bakelite; camafeus antigos, além de substâncias típicas do período vitoriano como jet, tartaruga e âmbar.

Esses materiais são geralmente montados em prata ou ouro 18k (amarelo, branco e rosa), enriquecidos com gemas como o diamantes (branco, chocolate e negro), esmeraldas, safiras, rubis, ametistas, granadas, citrinos, turmalinas e pérolas, entre outros.

Segundo Isabella, suas criações são peças únicas, impossíveis de serem reproduzidas em série pois nascem de um elemento antigo, necessariamente. Portanto, destinam-se a mulheres que já possuem um bom acervo de joias mais tradicionais e que estão buscando incrementá-lo com itens inusitados. “Minhas jóias guardam a alma de uma época e se destacam por contar uma história. Elas surpreendem em qualquer lugar do mundo, principalmente pelos materiais escolhidos, na maioria das vezes, elementos inesperados na joalheria. São, definitivamente, joias com história”, finaliza.

Perfil Isabella Blanco

Jornalista há 30 anos, fotógrafa e designer de jóias, Isabella Blanco direcionou sua carreira para as artes desde cedo, através da imagem e da palavra.

Idealizadora da Revista Retrô – Coleções & Antiguidades, a única publicação nacional especializada no tema e publicada no Brasil entre 2005 e 2008, fez cursos de design de joias na década de 1980 na Escola Nova; de fotografia mno SENAC e na ESPM; de História da Arte na Escola do MASP, em São Paulo, e no Museu do Louvre, na França nos anos 1990/2000;  de gemologia na AJESP – Associação os Joalheiros do Estado de São Paulo (2011); e de Bronze Clay nos Estados Unidos, na escola do Boca Raton Art Museum (2013).

Na joalheria, desenha para si desde a década de 80. No comando da revista Retrô, teve oportunidade de conhecer as principais feiras de antiguidades, antiquários e casas leiloeiras da Europa, Américas, África e do Oriente, de onde tirou inspiração para desenvolver seu trabalho atual: joias a partir de peças antigas e inusitadas como fivelas de cinto, piteiras, netsukes, botões, colheres, leques, puxadores de gaveta, fragmentos de marfim e  entalhes de bakelite.

Desde 2009 comercializando sua peças únicas em São Paulo e Boca Raton (EUA), expôs suas “Joias com História” no Museu de Arte Sacra de São Paulo, em 2012, permanecendo em cartaz por dois meses e  finalizando com  palestras sobre joalheria dentro do evento São Paulo Design Weekend, assistidas por mais de 100 pessoas (estudantes de design, designers, artistas plásticos, historiadores etc). Em 2013 e 2014, participou do Salão de Arte da Hebraica, em São Paulo, o maior evento de arte e antiguidades do Brasil; e da inauguração da Maison Baccarat, em mostra coletiva de designers de joias, também na capital paulista.

Contatos pelo telefone (11) 3035-5566
(51) 9116-0118 e (51) 3014-1038 com Ilana Behar Baum
Instagram: isabellablancojoias