17 de março de 2014

O humor como catalisador de transformações pessoais


Nova temporada do stand-up reflexivo Segunda Perfeita começa dia 24 de março,
no Teatro da Amrigs

O ditado popular é de que "rir é o melhor remédio". E que tal usar o humor para transformar sua personalidade? Essa é a proposta do stand-up reflexivo Segunda Perfeita, no qual a psicóloga Rosalia Schwark encarna sete diferentes personagens.
Esses encontros começaram em 2007 e, desde então, já foram feitas mais de 250 apresentações, o que torna o Segunda Perfeita o maior evento do Sul do Brasil sobre qualidade de vida. Em suas encenações no estilo stand-up comedy, Rosalia expõe, de forma divertida, conteúdos científicos de vanguarda sobre cérebro, biologia e física quântica para ensinar às pessoas seu potencial de cura e de superação.
Rosalia utiliza suas personagens e o humor com a intenção de acelerar o aprendizado. Mesclando diversão e reflexão, a psicóloga faz rir para ajudar as pessoas a mudar, criando uma perspectiva positiva da vida, com benefícios para a saúde do corpo e da mente. Em cada apresentação, um ou mais personagens jogam luz sobre aspectos escondidos da personalidade.
"Tenho gosto pessoal pela inovação e sempre busquei esse ingrediente na minha carreira de psicóloga: como fazer diferente e melhor. O humor é comprovadamente um componente de cura e também de aprendizado acelerado. Queremos atingir pessoas que desejam uma forma nova, leve e eficaz para tratar de seus conflitos e questões existenciais. A grande receptividade do público aponta que estamos no caminho certo", comenta Rosalia.  
A temporada 2014 do stand-up reflexivo Segunda Perfeita começa no dia 24 de março, com o tema Sendo você não está dando certo? Seja menos você e prospere. A apresentação acontece no Teatro da Amrigs — Associação Médica do Rio Grande do Sul, das 19h30 às 21h, com ingressos a R$ 10,00.
Na oportunidade, Rosalia Schwark também irá autografar seu novo livro, intitulado Seja menos você — o caminho para sua transformação pessoal. "Ser menos você é estar disposto a redefinir-se a cada dia, construindo, assim, o caminho da sua transformação pessoal. Significa abrir mão de quem você foi, para tornar-se quem gostaria de ser", explica a psicóloga.
Tanto o novo livro quanto o stand-up reflexivo são baseados no Movimento Perfeito, um método próprio idealizado por Rosalia Schwark, que visa a potencializar a autoestima, ativar os recursos cerebrais, aumentar a qualidade de vida e solucionar problemas particulares e profissionais das pessoas. Com 27 anos de profissão, a psicóloga tem formação Junguiana, cursos avançados em psiconeurociência e é estudiosa das pesquisas das áreas de física quântica e neurociência, transformando seus estudos em técnicas próprias para o desenvolvimento da mente humana.

Serviço
Abertura da temporada 2014 do stand-up reflexivo Segunda Perfeita, da psicóloga Rosalia Schwark, com o tema Sendo você não está dando certo? Seja menos você e prospere
Data: 24 de março, segunda-feira
Horário: 19h30 às 21h
Local: Teatro da Amrigs — Associação Médica do Rio Grande do Sul
Endereço: Av. Ipiranga 5311 | Porto Alegre
Ingressos: R$ 10,00
Realização: Movimento Perfeito

Personagens
Perpétua Espanto é uma freira que vive no plano astral com a tarefa de realizar pedidos dos terrestres. Sua missão é mostrar de forma exagerada o quanto muitos de nós vivem esperam que algo ou alguém traga soluções para nossas vidas. A lição é de que cada um deve buscar dentro de si a realização de seus sonhos e desejos.
J.J. é uma mulher exagerada no vestir-se, o que reflete o exagero de seu comportamento, de se considerar uma pessoa muito especial, que sabe de tudo e faz tudo certo, mas que aponta os "outros" como fonte de seus problemas e insatisfações.
Shyashashiva é muito "zen", pratica técnicas de elevação espiritual e vive na espera da iluminação e da transcendência. Porém, vive na maior penúria pessoal e profissional. A personagem representa nossa parte que vive em “busca” de que algo excepcional ocorra para que finalmente os resultados aconteçam. A intenção é mostrar que a vida não precisa de experiências esotéricas fantásticas para ser excepcional e que a realização afetiva e profissional é consequência de um ser centrado e evoluído.
Maria Madalena Arrependida, como o nome já entrega, tem comportamentos infantilizados, com tendência a se arrepender facilmente de tudo o que fez - ou não - em sua vida. Simboliza a nossa parte carente, em dúvida, que não sabe o quer.
DemoniatriX é a mais brava das personagens. A crítica é sua ferramenta de coação e ela age sorrateiramente, dando a impressão de força e poder, mas depois lhe sobra tristeza e sensação de incapacidade. Representa a autocrítica presente em todos os seres humanos e que, quando muito exagerada, impede o aprendizado através dos próprios erros.
Dona Escassilda - Vai faltar! Esse é seu lema. Tudo pode não dar certo! Expõe a nossa parte que age através das insuficiências, exagerando o que não se tem ou que poderá não ser suficiente.
Sofrelinda - Eternamente em sofrimento, não enxerga sequer um ponto gratificante em sua vida. Opta permanentemente pelo lado do erro, da falta e do que não pode realizar. Se existir uma alternativa nova para ser feliz, ela volta atrás e quer reviver o passado. Insiste na dor, ao invés de perseguir seus sonhos de maneira corajosa e feliz. Simboliza a frequente opção dos seres humanos pelo sofrimento contínuo.