10 de dezembro de 2014

Livro sobre a vida do promotor e político Hermes Pereira de Souza terá tarde de autógrafos na Livraria Cultura


Depois do lançamento do livro biográfico "HERMES PEREIRA DE SOUZA, uma voz coerente no parlamento, uma identidade que não pode silenciar", na última Feira do Livro de Porto Alegre, a jornalista Themis Vianna volta a autografar a obra, desta vez, no Bourbon Shopping Country em Porto Alegre.
O evento ocorre na terça-feira, dia 16 de dezembro, a partir das 16 horas no setor térreo da Livraria Cultura.
O destaque do livro é a mescla do texto da vida do homem público, Hermes Pereira de Souza, que foi promotor público, deputado estadual, deputado federal e constituinte, que corre paralelamente com a história política brasileira. Ele viveu as grandes mudanças, o início revolucionário do primeiro governo de Getúlio Vargas e sua passagem à ditadura. No fim da primeira fase getulista, Hermes se elege com o Partido Social Democrático deputado estadual pelo Rio Grande do Sul, assumindo a bancada como primeiro secretário constituinte em 1947. Foi um período florescente de grandes nomes como Tarso Dutra, Leonel Brizola, João Goulart, Joaquim Duval, Francisco Brochado da Rocha, Daniel Krieger, Nestor Jost, Egídio Michaelsen, Fernando Ferrari, Oscar Fontoura e tantos outros. Todos, embora em partidos diferentes, compuseram a Assembleia Legislativa gaúcha. A maioria deles, em seguida, se elegeu para a Câmara Federal.
Na capital da República, Hermes teve papel importante durante o governo de Juscelino Kubistchek, do qual fora amigo e influente na escolha do seu ministério.
Durante o governo militar, com a conversão de todos os partidos políticos em Arena (situação) e MDB (oposição), Hermes tornou-se o vice-líder estadual deste partido.
O texto é construído de tal forma em que o personagem biográfico não se dissocia da História do Brasil. Ele não caminha sozinho. Ele é parte atuante, portanto, um protagonista da própria história política brasileira.

Hermes Pereira de Souza – Uma voz coerente no parlamento, que não pode silenciar é uma leitura interessante para os estudantes de História, de Direito e para todos que buscam conhecer a política brasileira. A obra conta com o prefácio de Linda Alba Dutra, filha do ex-senador Tarso Dutra, e, na contracapa, traz alusões de Aramis Nassif e Pedro Simon.